coatl-cover

— Coatl

A Coatl (i) é uma empresa de consultoria especializada em questões relacionadas com o desenvolvimento, enquanto processo de mudança estrutural duradoura das organizações, das comunidades e da sociedade.

Áreas de atuação

A Coatl foca o seu trabalho em 3 eixos de intervenção:

 

— Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global
— Desenvolvimento Social e Comunitário
— Desenvolvimento Organizacional

 

A Coatl trabalha ainda no desenvolvimento de ferramentas facilitadoras da autonomia e sustentabilidade das organizações do terceiro setor.

Missão:

 

Apoiar e capacitar organizações que atuam no interesse público, através da prestação de serviços de consultoria e avaliação que visem promover o desenvolvimento enquanto mudança estrutural e duradoura das organizações, das comunidades e da sociedade.

 

Valores:

 

– Respeito pelo trabalho e pelos/as trabalhadores/as:

Defendemos e praticamos um modelo de trabalho que respeita e valoriza as pessoas que compõem e constroem diariamente a Coatl, assegurando a observância dos direitos laborais e da justa contratação, investindo de forma contínua na sua formação e crescimento pessoal e profissional, promovendo a autonomia, responsabilidade e flexibilidade, bem como o respeito pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

 

– Horizontalidade e transparência:

Acreditamos na transparência e horizontalidade enquanto princípios fundamentais de um modelo de decisão colaborativo, democrático e empoderador, que respeite a diversidade de opiniões e seja orientado pela procura de soluções coletivas.

 

– Ética e responsabilidade:

Valorizamos e promovemos o respeito por princípios éticos e o rigoroso cumprimento da lei em todas as nossas ações, promovendo uma concorrência leal e o respeito pelos prazos, critérios de qualidade e compromissos assumidos para com os nossos clientes e a sociedade em geral.

 

– Proximidade e flexibilidade:

Fundamentamos a nossa ação em processos participados e empoderadores e na partilha de informação e conhecimento, adaptando os nossos serviços e métodos de trabalho às capacidades, expetativas e necessidades de cada entidade e desenvolvendo relações de proximidade que respeitem as suas identidades e formas de trabalho.

 

– Direitos Humanos:

O respeito pelos Direitos Humanos e o repúdio a qualquer forma de discriminação, nomeadamente pelo sexo, cor, origem nacional ou social, orientação sexual ou religião, é uma parte integrante e fundamental dos valores que regem toda a nossa atuação. Procuramos que as nossas diversas relações espelhem o reconhecimento da dignidade, igualdade e liberdade de todos os seres humanos e que contribuam para a afirmação de um espírito de fraternidade e cooperação entre indivíduos, comunidades e organizações.

 

– Diversidade cultural:

Respeitamos a identidade dos povos e contextos onde trabalhamos, valorizando a diversidade cultural como fonte de intercâmbios, inovação e entreajuda. A consciência ativa da importância e dos desafios colocados pela diversidade cultural é fundamental para garantir a qualidade dos serviços de apoio e capacitação das organizações.

 

– Promoção do desenvolvimento:

Valorizamos as organizações que orientam a sua atuação pela promoção do desenvolvimento e não do assistencialismo. Privilegiamos, assim, o trabalho em prol de mudanças contínuas, transformadoras e verdadeiramente empoderadoras dos indivíduos e das suas comunidades, demarcando-nos do assistencialismo caritativo, que promove a dependência sem responder às causas profundas dos problemas.

 

– Consciência ecológica:

Procuramos desenvolver a nossa acção de forma a criar o mínimo impacte possível na saúde do planeta e dos seus ecossistemas, nomeadamente quanto à utilização de recursos naturais e seus derivados no dia-a-dia e às consequências ambientais directas ou indirectas das nossas acções. De igual modo, procuramos trabalhar com outras organizações e indivíduos que partilhem estas preocupações.

joao mesquita

João Mesquita
Consultor e gerente

Fundador e sócio-gerente da Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, é licenciado em Economia (especialização em Economia do Desenvolvimento) e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – UL), tendo realizado a sua tese final de mestrado sobre “A Cultura da Avaliação no sector da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal”.
 

Trabalha como consultor e avaliador desde 2013, tendo colaborado com organizações como o ACNUR/UN, IFAD/UN, Conselho da Europa, UE-PAANE/IMVF, Fundação Calouste Gulbenkian, EFUS – European Forum for Urban Security, EPLM – European Platform on Learning Mobility, Federação das ONG de São Tomé e Príncipe, Fórum Europeu da Juventude, EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza, FEC – Fundação Fé e Cooperação, Médicos do Mundo, Fundação AMI, entre muitas outras Organizações da Sociedade Civil e organismos do Estado.

 

Membro da Sociedade Europeia de Avaliação (EES), da AvalPortugal – Associação Portuguesa de Avaliação, da Bolsa de Avaliadores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, da Bolsa de Avaliadores da Agência Europeia de Execução do programa de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) e da Bolsa de especialistas de avaliação do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Acção Humanitária (IECAH).

 

Linkedin

IMG_1259

Inês Marques Bastos
Gestora de Projeto

Estudou Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, mas o seu envolvimento numa associação juvenil desde os 16 anos levou-a a dedicar-se profissionalmente ao Sector Social.

 

A Inês integrou a equipa da Coatl em novembro de 2016. Em termos de avaliação, conta com experiência consolidada em avaliação de projetos de desenvolvimento, tendo integrado a equipa de avaliação externa de diversos projetos nacionais e internacionais no campo da juventude, participação, direitos humanos, igualdade de género, direitos sexuais e tráfico de seres humanos. Foi a pessoa responsável pela coleta de dados primários de avaliação em múltiplos serviços implementados pela Coatl e ainda pela coleta de dados para um estudo de mercado realizado na Guiné-Bissau para a Organização Internacional das Migrações. Tem uma vasta experiência com a utilização de metodologias participativas, nomeadamente a Educação Não-Formal, na execução de consultorias para diversas organizações.

 

A Inês realizou 45 horas de formação em Género, Igualdade e Cidadania lecionadas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e integra a Bolsa de Formadores da Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade e da Federação Nacional de Associações Juvenis.

 

Linkedin

preto e branco

Margarida Gomes
Gestora de Projetos Júnior

A Margarida juntou-se à Coatl recentemente. Mestranda em História, Relações Internacionais e Cooperação na Universidade do Porto com um projeto de investigação sobre a crise migratória na Europa. Licenciada em Filosofia pela FLUP com uma tese sobre a teoria da justiça distributiva de John Rawls. Tem formação acreditada em Desenho e Implementação de Sistemas de Monitorização e Avaliação e em Gestão de Projetos de Desenvolvimento (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e experiência em criação de ferramentas para coleta de dados, tratamento e análise de dados qualitativos, diagnóstico organizacional e planeamento estratégico e avaliação e monitorização de projetos (metodologias participativas, critérios CAD-OCDE).

 

Interessa-lhe muito o papel da cooperação para o desenvolvimento na promoção dos direitos humanos e na educação para a participação e cidadania.

 

Tem também desenvolvido um trabalho na área da educação enquanto tutora e explicadora de alunos do ensino básico e secundário, empenhando-se com grande entusiasmo na formação de jovens curiosos e criativos, capazes de pensar criticamente e de comunicar de forma eficaz.

 

Linkedin

Foto Gil Pereira p&b

Gil Pereira
Gestor de Projetos Júnior

O Gil integrou recentemente (Fevereiro de 2019) a equipa da Coatl e é licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho, com uma Especialização em Educação Ambiental na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

 

O seu percurso profissional inclui uma larga experiência de mais de dez anos como educador ambiental e técnico de juventude, com foco principal na educação não formal, voluntariado, participação ativa e cidadania, tendo dinamizado e coordenado diversos projetos locais, nacionais e internacionais. Tem, ao mesmo tempo, desenvolvido as suas competências nestas mesmas áreas, através da participação em diversas formações, nacionais e internacionais, principalmente no contexto dos programas europeus “Juventude em Ação” e Erasmus+”.

 

Tem especial interesse e participa voluntariamente há mais de vinte anos, desde os 15 anos de idade, em várias associações e movimentos ativistas nas áreas do ambiente, ecologia, juventude e direitos humanos.

paula_cv

Paula Pedro
Consultora

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, tendo realizado diversas formações complementares em Gestão de Ciclo de Projeto.

 

Ao longo da sua experiência profissional, desempenhou funções de Coordenadora de projetos e Coordenadora de Monitorização e Avaliação, em áreas tão diversas como educação, saúde, desenvolvimento comunitário, alimentação escolar e conservação marinha, em países como Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Bangladesh. Como parte das suas funções, esteve envolvida na elaboração de candidaturas a diversos financiadores (EuropeAid, UNICEF, IPAD – Cooperação Portuguesa, Plan Internacional, Câmaras Municipais Portuguesas), monitorizado e avaliado vários projetos, realizado busca proativa de oportunidades de financiamento, assegurando a relação com financiadores e parceiros. Desenvolveu ainda diversos processos de recrutamento e seleção de candidatos, gestão de equipas, e gestão de processos de monitorização e avaliação (Camões – Cooperação Portuguesa, CE, USDA, UNICEF).

 

Tem como principais interesses gestão de ciclo do projeto, desenvolvimento comunitário, voluntariado e equidade de género.

 

Linkedin

bruno4

Bruno Coutinho
Especialista em avaliação

Licenciado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, curso de especialização em sociedade portuguesa contemporânea e em gestão e avaliação de projetos sociais, pela Universidade do Porto.
 

Formador em diversos cursos de avaliação, empreendedorismo e inovação social. Foi docente no ISCAP_PP e é, atualmente, consultor da Rede Social do Município de Mação, avaliador de projetos de intervenção social e investigador colaborador no CEOS – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto. Consultor externo da Porto Business School da Universidade do Porto, em vários projetos, nas áreas de avaliação e apoio a projetos de desenvolvimento social. Trabalhou vários anos em gestão da formação, bem como na coordenação de projetos de intervenção social (PEETI, EQUAL, CLDS, entre outros).
 

Colaborou em duas publicações na área da avaliação de impactos da educação e formação de adultos. Assistente Técnico da União Europeia para a capacitação institucional de RH, no Ministério da Assistência e Reinserção Social de Angola, e no âmbito do Projeto “APROSOC – Apoio à Proteção Social em Angola”, do Fundo Europeu para o Desenvolvimento (FED). Mentor no Programa “Empreender 2020”, da Fundação AEP, e voluntário na Associação A3S. Membro da Sociedade Europeia de Avaliação (EES).

 
Linkedin