coatl-cover

— Coatl

A Coatl (i) é uma empresa de consultoria especializada em questões relacionadas com o desenvolvimento, enquanto processo de mudança estrutural duradoura das organizações, das comunidades e da sociedade.

Áreas de atuação

A Coatl foca o seu trabalho em 3 eixos de intervenção:

 

— Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global
— Desenvolvimento Social e Comunitário
— Desenvolvimento Organizacional

 

A Coatl trabalha ainda no desenvolvimento de ferramentas facilitadoras da autonomia e sustentabilidade das organizações do terceiro setor.

joao mesquita

João Mesquita
Consultor

Fundador e sócio-gerente da Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, é licenciado em Economia (especialização em Economia do Desenvolvimento) e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – UL), tendo realizado a sua tese final de mestrado sobre “A Cultura da Avaliação no sector da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal”.

 

Membro da Sociedade Europeia de Avaliação (EES), da AvalPortugal – Associação Portuguesa de Avaliação, da Bolsa de Avaliadores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, da Bolsa de Avaliadores da Agência Europeia de Execução do programa de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) e da Bolsa de especialistas de avaliação do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH).

 

Com uma vasta experiência no uso de metodologias de Educação Não Formal como ferramenta privilegiada de trabalho participativo, trabalhou enquanto consultor, formador ou avaliador com organizações como o Conselho da Europa, Fundação Calouste Gulbenkian, EFUS – European Forum for Urban Security, Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP), Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Plataforma Portuguesa das ONGD, UE-PAANE – Programa de Apoio aos Atores Não Estatais, FEC – Fundação Fé e Cooperação, IMVF – Instituto Marquês de Valle-Flôr, Fundação AMI, Médicos do Mundo ou APF – Associação para o Planeamento Familiar, entre muitas outras Organizações da Sociedade Civil e Autarquias.

 

Linkedin

IMG_1259

Inês Marques Bastos
Gestora de Projeto Júnior

Estudou Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, mas o seu envolvimento desde os 16 anos numa associação juvenil levou-a a dedicar-se profissionalmente ao Terceiro Setor.

 

Através da associação juvenil YUPI, participou em diversas atividades de voluntariado local e intercâmbios juvenis internacionais, incluindo uma experiência de voluntariado de longa duração na Argentina. Foi líder do grupo português em diversos intercâmbios nacionais e internacionais (Áustria (2011), Hungria (2012), Portugal (2014), Letónia (2014) e Arménia (2014)), monitora e membro da equipa de coordenação de 6 workcamps internacionais de verão entre 2010 e 2016.

 

Ainda no âmbito da sua experiência com o setor social, desenvolveu diversos projetos em escolas, privilegiando sempre a Educação Não-Formal como metodologia de trabalho, nomeadamente: projetos de Inovação Social com jovens sobre as problemáticas da sua comunidade; sessões informativas e sobre as oportunidades existentes para a juventude e posterior capacitação para que estes se tornem multiplicadores dessas oportunidades, projetos de integração de jovens estudantes oriundos dos PALOP; gestão da atribuição de microfinanciamento a projetos desenvolvidos por jovens para resolver problemas das suas comunidades.

 

Linkedin

paula_cv

Paula Pedro
Consultora

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, tendo realizado diversas formações complementares em Gestão de Ciclo de Projeto.

 

Ao longo da sua experiência profissional, desempenhou funções de Coordenadora de projetos e Coordenadora de Monitorização e Avaliação, em áreas tão diversas como educação, saúde, desenvolvimento comunitário, alimentação escolar e conservação marinha, em países como Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Bangladesh. Como parte das suas funções, esteve envolvida na elaboração de candidaturas a diversos financiadores (EuropeAid, UNICEF, IPAD – Cooperação Portuguesa, Plan Internacional, Câmaras Municipais Portuguesas), monitorizado e avaliado vários projetos, realizado busca proativa de oportunidades de financiamento, assegurando a relação com financiadores e parceiros. Desenvolveu ainda diversos processos de recrutamento e seleção de candidatos, gestão de equipas, e gestão de processos de monitorização e avaliação (Camões – Cooperação Portuguesa, CE, USDA, UNICEF).

 

Tem como principais interesses gestão de ciclo do projeto, desenvolvimento comunitário, voluntariado e equidade de género.

 

Linkedin